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O Papel da Excelência Operacional nos processos de Melhoria de Performance

Por EDC Group | Publicado em 10/09/2020
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Excelência operacional é a execução da estratégia de negócios de forma mais consistente e confiável, com menor risco operacional, menores custos, aumento das receitas ou eficiência de um departamento ou site de manufatura. São necessários modelos de negócios em rápida mudança impulsionados pelas tecnologias. Estas podem ser complexas como: implementação de AGVs, treinamento por realidade virtual, digitalização dos processos; ou mais simples como: pequenas melhorias para redução de desperdícios e melhoria de FTQ. Excelência operacional também pode ser compreendida como excelência de execução.

Algumas das principais metodologias de processos para mapeamento e tomadas de ação são: Manufatura Enxuta, Six Sigma, Kaizen, Balanced Scorecard e outras similares.

O foco da Excelência Operacional vai além dos métodos tradicionais de melhoria contínua e visa implementar uma mudança de longo prazo na cultura organizacional. As empresas em busca da Excelência Operacional fazem duas coisas significativamente diferentes das demais empresas: gerenciam seus processos de negócios e operacionais sistematicamente e investem no desenvolvimento da cultura certa analisando o negócio em todo o seu Value Stream e não apenas em silos ou departamentos funcionais específicos da organização.

A Excelência Operacional se manifesta por meio do desempenho integrado em receita, custo e risco. Busca atender às expectativas do cliente por meio da melhoria contínua dos processos operacionais e da cultura da organização. Essa cultura é construída sobre princípios de atitude questionadora, resolução de problemas, mentalidade de melhoria contínua diária e trabalho em equipe orientado a processos. Ao utilizar os métodos e ferramentas indicados as organizações passam por uma transformação de negócios de ponta a ponta. E bons resultados são visíveis muito brevemente.

José Cristiano Gregório
Gerente de Negócios

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