EDC na mídia

Seis em cada 10 colaboradores estão emocionalmente desligados no trabalho

Insatisfação e falta de propósito no emprego são problemas atuais, mas segmento de RH pode contribuir para reverter cenário

Por EDC Group | Publicado em 17/06/2024
Whatsapp - Share
Share

Processos desorganizados, má comunicação entre times, líderes não capacitados, e falta de metas claras e plano de carreira são apenas alguns dos problemas presentes em empresas que podem resultar em insatisfação e desânimo por parte dos colaboradores. Segundo o relatório State of the Global Workplace 2023 da Gallup, companhia que oferece análises e consultorias para negócios, seis em cada 10 pessoas estão emocionalmente desligadas no trabalho, ou seja, não estão cumprindo além das funções básicas, não enxergando propósito ou significado nas tarefas que têm executado. Além disso, o mesmo levantamento mostra que 18% dos colaboradores estão infelizes no trabalho.

Outro dado que chama a atenção, é o nível de esgotamento nas relações entre colaboradores e chefes. De acordo com uma pesquisa da multinacional EDC Group, mais da metade dos brasileiros (57%) no mercado de trabalho relata ter uma relação difícil ou tóxica com gestores. Além disso, outro recorte mensurado pelo estudo mostra que aproximadamente 46% dos funcionários se sentem perseguidos pela liderança.

Employee Experience

A falta de motivação e engajamento por parte dos funcionários e até pedidos de demissão fazem com que companhias sejam menos produtivas e percam talentos relevantes. Por isso, a área de recursos humanos tem hoje como um dos principais papéis garantir que negócios ofereçam uma experiência do colaborador assertiva.

De acordo com Samantha Salese, Diretora de Gente & Gestão da Propay, empresa de serviços e tecnologia para RH, os colaboradores precisam ter experiências positivas em todas as fases pelas quais passarem dentro de uma companhia. “Tudo começa na seleção, em que empresas precisam fazer com que as pessoas se apaixonem pela marca e pela proposta que deve ser bem estruturada, clara e respeitosa. Depois vem o processo de onboarding que é essencial para que os novos contratados entendam de forma aprofundada a cultura do negócio, enxergando de forma clara o papel que terão. Líderes capacitados para integrar e gerir esses profissionais, feedbacks e acompanhamento constante do nível de satisfação e produtividade também são tópicos fundamentais para aproximar colaboradores das empresas e garantir experiências únicas”, explica.

No cenário atual, há negócios que não estão dando a devida atenção para estes processos diários, fazendo com que funcionários se despertem e não caminhem para um objetivo em comum: o crescimento da companhia. Por isso, o employee experience é hoje uma chave para manter alto o nível de satisfação daqueles que permitem a evolução das marcas.

“Você só vai virar fã e falar bem de um restaurante para os outros se for bem recepcionado e tratado ao longo de toda jornada, inclusive, na hora de ir embora. Assim, a forma que chegou a comida e o sabor se complementam a estes detalhes. Com as corporações funcionam da mesma forma. O RH e demais áreas precisam estar sempre unidos para entenderem e otimizarem o fluxo e organização das áreas, o papel de cada um, as chances de desenvolvimento de cada profissional, entre outros. As trocas entre times e principalmente entre líderes e liderados é essencial para absorver problemas e desafios e criar soluções que realmente façam sentido, transformando a rotina de todos”, afirma Salese.

Benefícios e atividades

A jornada positiva do colaborador também envolve, atualmente, o oferecimento de brindes da marca, benefícios como vales presentes em datas comemorativas como o Natal e a criação de atividades diferenciadas como, por exemplo, grupos para fazer yoga no parque aos finais de semana. “Benefícios e ações como essas fazem com que o colaborador se sinta importante. São experiências positivas que geram, inclusive, o sentimento de pertencimento, de lar. É mais do que agradar o funcionário, é trazer este para perto”, diz a Diretora de Gente & Gestão da Propay.

Trabalho constante

A longo prazo, os resultados do investimento na experiência do colaborador são times mais engajados e felizes, o que também impacta na imagem da companhia que é difundida. Todas as áreas ganham em nível de produtividade e união, aumentando inclusive o lucro dos negócios.

“A área de RH sempre terá um papel de conselheira para que colaboradores dos mais diversos setores não sejam subutilizados e se mantenham motivados. Por essa razão, precisa estar a par do que acontece em todas as áreas, auxiliando na capacitação de líderes, ajudando na criação de dinâmicas diferentes, contribuindo para que desligamentos sejam feitos da maneira correta e que todos tenham sempre uma lembrança positiva das experiências oferecidas pela marca, estando ou não atuando mais na corporação”, finaliza Salese.

 

Créditos: Shutterstock

Mais recentes no blog EDC Group

EDC explica

Cuidado com os deslizes: erros comuns ao se candidatar a uma vaga

Você se candidata a diversas vagas, sente que tem o perfil, mas não recebe retorno. Soa familiar? Muitas vezes, o problema não está na sua experiência ou nas suas habilidades, mas em pequenos erros que passam despercebidos — e que podem custar sua vaga.

Aqui na EDC, analisamos diariamente centenas de candidaturas, e sabemos bem o que pode eliminar um candidato antes mesmo da entrevista. Veja os deslizes mais comuns:

E-mails com erros ou pouco profissionais: Endereços como "gatinha1998@" ou com erros de digitação dificultam o contato e passam uma imagem pouco profissional. Prefira e-mails com seu nome, como “joao.silva@”.

Currículos desatualizados ou confusos: Informações duplicadas, excesso de dados ou falta de clareza atrapalham a leitura. Um bom currículo é direto, bem formatado e adaptado à vaga. 
Se precisar de ajuda, a EDC Group conta com um suporte de Inteligência Artificial exclusivo para revisar seu currículo de forma rápida e gratuita.
https://chatgpt.com/g/g-67699866f02081919d0e4e1e8864b39f-criador-de-curriculo-edc-group

Falta de preparo na entrevista: Responder de forma vaga, não conhecer a empresa ou parecer desinteressado pode te tirar da disputa. Nosso Simulador de Entrevista te ajuda a se preparar e se sentir mais confiante para encarar qualquer processo.

Falta de foco ao se candidatar: Atirar para todos os lados demonstra falta de estratégia. Leia a descrição da vaga, veja se você se encaixa e personalize seu currículo com base nisso.

Palavras-chave estratégicas — ou a falta delas: Muitos processos seletivos utilizam sistemas automatizados (ATS – Applicant Tracking Systems) que fazem uma triagem inicial dos currículos antes de chegarem aos recrutadores. Se o seu currículo não contiver as palavras-chave corretas — aquelas presentes na descrição da vaga — ele pode ser descartado sem ser lido por um recrutador humano. Para otimizar, leia com atenção a descrição da vaga, identifique os termos mais usados (como competências, ferramentas e qualificações) e inclua-os de forma natural no resumo, na experiência e nas habilidades.

O processo seletivo é a sua vitrine. Pequenos cuidados podem te colocar em destaque. Se você quer aumentar suas chances de sucesso, aproveite os recursos da EDC Group: com o apoio dos nossos agentes de IA, você pode revisar seu currículo, se preparar para entrevistas e se apresentar da melhor forma possível.
 

Acessar notícia
Seta para a direita

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.