Visão do CEO

Geração Alpha: nossos filhos e netos irão transformar a forma como trabalhamos e fazemos negócios

Por EDC Group | Publicado em 22/09/2023
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Nascido a partir de 2010, a geração Alpha ainda está em período de formação. Composta por indivíduos que são verdadeiros nativos digitais, essas crianças e adolescentes devem revolucionar a forma como consumimos, trabalhamos, contratamos e até mesmo enxergamos a vida. As características em comum que observamos hoje nos nossos filhos e netos serão as principais norteadoras para as estratégias de consumo e estruturações empresariais no futuro.

Proficientes em plataformas digitais, esse grupo também é mais engajado com causas sociais, ambientais e comportamentais. Graças ao fenômeno da Internet, crescer conectado fez com que esses jovens pudessem se conectar com grupos e causas, o que despertou uma maior sensibilidade para discutir e levantar soluções para problemas sociais e de responsabilidade ambiental.

Embora eles não sejam o público-alvo da maioria das companhias, é fato que devemos começar a entendê-los agora para garantir que no futuro nossas empresas e negócios estejam alinhadas com os valores dessa geração. Afinal, a projeção é que os Alphas se tornem o maior grupo geracional da história, somando mais de 2 bilhões de pessoas até 2024, de acordo com o estudo "Generation Alpha: understanding our children and helping them thrive ". Ou seja, eles também serão a maior força de trabalho que já tivemos.

Majoritariamente criados por pais millennials ou da Geração Z, esse grupo de indivíduos está crescendo com uma nova perspectiva de trabalho e vida. A geração Z, por exemplo, tem como uma de suas principais características a valorização da qualidade de vida, a fim de zelar por cargos mais flexíveis e adaptáveis. Para esse grupo, não basta um bom salário, os benefícios e formatos menos engessados tendem a ser os fatores decisivos para uma vaga. A tendência é que os Alphas incorporem essa postura e priorizem cada vez mais o equilíbrio.

De acordo com o levantamento "Age of Values 2023" da agência americana de comunicação BCW 31% da Geração Z deseja viver uma "vida estimulante e aventureira", quase o dobro do índice dos Millenials, de 17%. A expectativa, é que os Alphas superem a Geração Z no que diz respeito a liberdade. Dentro do mundo corporativo, isso quer dizer que oferecer cargos com pouco dinamismo e planos hierárquicos de carreira muito morosos não chamará a atenção desse público.

Se hoje já enfrentamos desafios para atrair os GenZ para o mundo corporativo, no futuro, teremos ainda mais dificuldade com os Alphas. Isso é, se não reformularmos a forma como estabelecemos a cultura das empresas. Esse grupo cresceu com experiências altamente personalizadas e integradas, graças ao ambiente digital. Portanto, garantir que esses indivíduos tenham uma jornada de trabalho personalizável e adaptável é uma necessidade.

No que diz respeito a consumo, os itens e serviços altamente customizados também tendem a atrair esse público. Para que as empresas sejam consideradas no processo de compra, será imprescindível a estruturação de autenticidade e transparência. Negócios que demonstram um compromisso genuíno com causas sociais e ambientais têm mais chances de conquistar a confiança e a lealdade desse público e vagas em empresas com esse perfil também serão mais atrativas.

Os Alphas são altamente criativos e valorizam trabalhos com propósito. Os moldes tradicionais de trabalho já estão sendo revogados pelas últimas gerações que estão no mercado. A expectativa é que no futuro as empresas e serviços utilizem como base esses valores tão discutidos entre as gerações.

Já para as empresas que não utilizam a tecnologia como base de seu core bussiness e não estão dispostas a se adaptarem, os dias podem estar contados. Afinal, mais de 2,7 milhões de Alphas nascem toda semana no mundo. Eles ainda não têm poder de compra, tampouco são os candidatos dos recrutadores, entretanto, eles serão o maior grupo de consumidores e trabalhadores que já tivemos na história da humanidade. Você e seu negócio estão preparados para recebê-los?

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Cuidado com os deslizes: erros comuns ao se candidatar a uma vaga

Você se candidata a diversas vagas, sente que tem o perfil, mas não recebe retorno. Soa familiar? Muitas vezes, o problema não está na sua experiência ou nas suas habilidades, mas em pequenos erros que passam despercebidos — e que podem custar sua vaga.

Aqui na EDC, analisamos diariamente centenas de candidaturas, e sabemos bem o que pode eliminar um candidato antes mesmo da entrevista. Veja os deslizes mais comuns:

E-mails com erros ou pouco profissionais: Endereços como "gatinha1998@" ou com erros de digitação dificultam o contato e passam uma imagem pouco profissional. Prefira e-mails com seu nome, como “joao.silva@”.

Currículos desatualizados ou confusos: Informações duplicadas, excesso de dados ou falta de clareza atrapalham a leitura. Um bom currículo é direto, bem formatado e adaptado à vaga. 
Se precisar de ajuda, a EDC Group conta com um suporte de Inteligência Artificial exclusivo para revisar seu currículo de forma rápida e gratuita.
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Falta de preparo na entrevista: Responder de forma vaga, não conhecer a empresa ou parecer desinteressado pode te tirar da disputa. Nosso Simulador de Entrevista te ajuda a se preparar e se sentir mais confiante para encarar qualquer processo.

Falta de foco ao se candidatar: Atirar para todos os lados demonstra falta de estratégia. Leia a descrição da vaga, veja se você se encaixa e personalize seu currículo com base nisso.

Palavras-chave estratégicas — ou a falta delas: Muitos processos seletivos utilizam sistemas automatizados (ATS – Applicant Tracking Systems) que fazem uma triagem inicial dos currículos antes de chegarem aos recrutadores. Se o seu currículo não contiver as palavras-chave corretas — aquelas presentes na descrição da vaga — ele pode ser descartado sem ser lido por um recrutador humano. Para otimizar, leia com atenção a descrição da vaga, identifique os termos mais usados (como competências, ferramentas e qualificações) e inclua-os de forma natural no resumo, na experiência e nas habilidades.

O processo seletivo é a sua vitrine. Pequenos cuidados podem te colocar em destaque. Se você quer aumentar suas chances de sucesso, aproveite os recursos da EDC Group: com o apoio dos nossos agentes de IA, você pode revisar seu currículo, se preparar para entrevistas e se apresentar da melhor forma possível.
 

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