EDC na mídia

Trabalho, produtividade e saúde das mulheres

Será que as empresas estão atentas às perdas causadas por essa situação?

Por EDC Group | Publicado em 19/06/2024
Whatsapp - Share
Share

Confira o artigo da Danielle Ruiz que saiu na  Isso É Notícia e na Foco Cidade:

 

O ambiente de trabalho pode causar diversos impactos na produtividade e saúde de todas as pessoas, principalmente das mulheres que são afetadas por muitas questões dentro e fora das empresas. Mas será que as empresas estão atentas às perdas causadas por essa situação?

O mês de maio nos convida à reflexão voltada aos trabalhadores, principalmente das mulheres, já que segundo dados do IBGE, 43% da força de trabalho hoje é representada por elas. Desse total, 87% disseram se sentir sobrecarregadas e uma das causas é, justamente, a “maternidade”.

Portanto, investir em iniciativas que ofereçam apoio às mulheres no local de trabalho cria um ambiente mais favorável e acolhedor, uma vez que tanto empregados quanto empregadores obtêm benefícios reais. Além disso, empresas que desenvolvem programas e políticas de incentivo que permitam às mães conciliar vida profissional e pessoal, com espaço de amamentação, home office, jornada flexível e auxílio-creche, vêm se destacando sob todos os aspectos em “melhores empresas para se trabalhar”.
Nesse contexto, a ênfase do meu trabalho é mostrar aos colaboradores a importância de priorizar uma rotina de autocuidado, que inclua a prática regular de exercícios físicos, sono de qualidade, descanso, atividades de lazer e hobbies. Neste mês, aproveito para me direcionar às mulheres: como você, que é mãe, está planejando o seu dia, ou você tem funcionado apenas a partir de “urgências”?

Sabemos que alcançar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é um desafio, principalmente se não houver uma rede de apoio estruturada para garantir a divisão de tarefas, seja com o parceiro e pai dos filhos, familiares, amigos, vizinhos e ainda ajuda profissional para auxiliar com os cuidados com a casa, os filhos e consigo mesma!
Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o burnout como uma doença do trabalho, que afeta homens e mulheres, mas não igualmente. Uma pesquisa da consultoria EDC, que ouviu 365 profissionais, apontou que 24,64% das mulheres se sentem angustiadas e ansiosas com o volume de trabalho. Entre os homens, esse número chegou apenas a 15,96%. Na mesma pesquisa, o grupo de mulheres entre 35 e 44 anos foi o que mais identificou sintomas do burnout, com 29,27% das respondentes.
Você já deve ter ouvido falar do mito que diz que as mulheres podem manter a atenção em diversas tarefas ao mesmo tempo? Na verdade, a sobrecarga de atividades leva muitas mulheres a trocarem o foco de atenção rapidamente, passando a impressão de que conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. Mas a verdade é que não conseguem.
O comportamento multitarefa deve ser eliminado porque, ao contrário, é muito prejudicial à produtividade da mulher em todas as áreas da vida dela. Em longo prazo, ainda pode levar à exaustão profunda e ao adoecimento, seja por burnout, síndrome de ansiedade ou depressão. Neste mês das mães, o convite é esse: repensar antigos padrões, investir em desenvolvimento humano, porque só assim todos sairão ganhando, mães, famílias, empresas e sociedade!

Danielle Ruiz é palestrante e coaching de alta performance, Master programação neurolinguística, Gestão de Equipes, A ciência do bem-estar pela Universidade de Yale.
 

Mais recentes no blog EDC Group

EDC explica

Cuidado com os deslizes: erros comuns ao se candidatar a uma vaga

Você se candidata a diversas vagas, sente que tem o perfil, mas não recebe retorno. Soa familiar? Muitas vezes, o problema não está na sua experiência ou nas suas habilidades, mas em pequenos erros que passam despercebidos — e que podem custar sua vaga.

Aqui na EDC, analisamos diariamente centenas de candidaturas, e sabemos bem o que pode eliminar um candidato antes mesmo da entrevista. Veja os deslizes mais comuns:

E-mails com erros ou pouco profissionais: Endereços como "gatinha1998@" ou com erros de digitação dificultam o contato e passam uma imagem pouco profissional. Prefira e-mails com seu nome, como “joao.silva@”.

Currículos desatualizados ou confusos: Informações duplicadas, excesso de dados ou falta de clareza atrapalham a leitura. Um bom currículo é direto, bem formatado e adaptado à vaga. 
Se precisar de ajuda, a EDC Group conta com um suporte de Inteligência Artificial exclusivo para revisar seu currículo de forma rápida e gratuita.
https://chatgpt.com/g/g-67699866f02081919d0e4e1e8864b39f-criador-de-curriculo-edc-group

Falta de preparo na entrevista: Responder de forma vaga, não conhecer a empresa ou parecer desinteressado pode te tirar da disputa. Nosso Simulador de Entrevista te ajuda a se preparar e se sentir mais confiante para encarar qualquer processo.

Falta de foco ao se candidatar: Atirar para todos os lados demonstra falta de estratégia. Leia a descrição da vaga, veja se você se encaixa e personalize seu currículo com base nisso.

Palavras-chave estratégicas — ou a falta delas: Muitos processos seletivos utilizam sistemas automatizados (ATS – Applicant Tracking Systems) que fazem uma triagem inicial dos currículos antes de chegarem aos recrutadores. Se o seu currículo não contiver as palavras-chave corretas — aquelas presentes na descrição da vaga — ele pode ser descartado sem ser lido por um recrutador humano. Para otimizar, leia com atenção a descrição da vaga, identifique os termos mais usados (como competências, ferramentas e qualificações) e inclua-os de forma natural no resumo, na experiência e nas habilidades.

O processo seletivo é a sua vitrine. Pequenos cuidados podem te colocar em destaque. Se você quer aumentar suas chances de sucesso, aproveite os recursos da EDC Group: com o apoio dos nossos agentes de IA, você pode revisar seu currículo, se preparar para entrevistas e se apresentar da melhor forma possível.
 

Acessar notícia
Seta para a direita

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.